PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
|
Plano de Trabalho com Projetos - Professor
Roteiro para elaboração do Plano de Trabalho com Projetos Utilizando Gêneros Textuais.
1. Identificação:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer
Professor(es): Solange Voltolini
Turma(s): 2º ano matutino
Período de realização:
|
2. Tema
Escolhidos pelos alunos
Definido pelo professor/turma
Qual tema: A Familia no Ambiente Escolar
Subtemas: Família – Escola – Criança
|
3. Apresentação
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar são importantes, para o desempenho da criança em sua vida escolar. Faz-se necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
|
4. Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
|
5. Objetivos específicos
* Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo.
* Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar.
* Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família.
* Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola).
* Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
|
6. Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa
* Roda de conversa, depoimentos e relatos.
* Texto (Reconto da historia)
* Leitura compartilhada
* Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência
* Leitura e interpretação textual.
Matemática
* Grafico
História e Geografia
* Certidão de nascimento
* Arvore genealógica.
* Comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família.
* Localização no mapa da cidade de nascimento
* Tipos de moradias.
Ciências
* Texto informativo
* Trabalho de campo
Artes
* Vídeo da família
* Desenhar no Kolour Paint
|
7. Parceiros envolvidos no projeto
Professora regente Solange, professora Marlete (2º 02) a bibliotecária Marilse, professora Helena articuladora do TIC e monitoras do laboratório de informatica.
|
8. Plano de ações
Ação 1
Descrição: Roda de conversa (historia nome – nome dos pais/avós maternos e paternos – cidade em que nasceu)
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 2
Descrição: Destacar na cópia da certidão de nascimento seu nome – nome dos pais/avós maternos e paternos – cidade em que nasceu
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 3
Descrição: Localizar no mapa pintando a cidade em que nasceu.
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 4
Descrição: Gráfico das cidades em que cada um nasceu
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 5
Descrição: Leitura compartilhada “O livro da família” de Parr Todd
Tempo previsto: 1 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 6
Descrição: Reconto em dupla da história “O livro da família”
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 7
Descrição: Completar a árvore genealógica
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 8
Descrição: Fotos da família para mural
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 9
Descrição: Pesquisar, e fazer recorte de Tipos de moradias
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 10
Descrição: Assistir ao vídeo “ Conheça a família do futuro” (Dirigido por Stephen J. Anderson).
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 11
Descrição: Leitura e interpretação de textos (Família e A neta da dona Zeli)
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 12
Descrição: No laboratório de Informática os alunos ilustrarão a história no Kolour Paint. Cada um receberá uma parte da história para desenhar, conforme a configuração das famílias.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente, monitoras do laboratório de informatica.
Ação 13
Descrição: Discussão no grupo sobre palavrinhas mágica que ajudam na convivência em grupo (mural)
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 14
Descrição: Texto informativo (Minha escola e seus arredores págs
Tempo previsto: 2 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
Ação 15
Descrição: Trabalho de campo no pátio da escola – pág 105 livro didático.
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente
|
9. Tempo total de realização do projeto
|
10. Material e suporte necessários
* Recurso humano
* Computador
* Livros/revistas
* Xérox
* Maquina fotográfica
* Mapa
* Data show
|
11. Produto final:
* Exposição do trabalho para as demais turmas com registro fotografico.
* Slide dos desenhos da historia “O livro da família”
* Postagem no blog da professora e na pagina da escola.
|
12. Instrumento(s) e critérios de avaliação
Os alunos serão avaliados pela forma criativa que realizarem as atividades propostas, durante todo o processo. Será observado também o crescimento pelas trocas e interações de cada aluno.
|
AMO ESTA TURMINHA!!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO MARAVILHOSO TRABALHO EM EQUIPE.
PRÔ SOLANGE