Turma: 2º ano
Professora: Solange D. Voltolini
JUSTIFICATIVA:
No projeto Bolacha da Praia a finalidade é de proporcionar condições que favoreçam descobertas, como também planejar cautelosamente as intervenções e as etapas desafiadoras, estimulando assim a curiosidade e a pesquisa.
INTRODUÇÃO
Este trabalho enfatiza o estudo sobre Bolachas da Praia, que pertencem a classe dos equinodermos. Dotadas de encantadora beleza, são encontrados em diversas cores, tamanhos e formatos.
OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência.
OBJETIVO:
- Conscientizar sobre os cuidados e a importância dos seres vivos para o Meio ambiente.
- Pesquisar, investigar, discutir hipóteses.
- Conhecer sobre a espécie.
- Estimular à pesquisa.
- Despertar a curiosidade.
- Enfatizar a importância da preservação da Natureza.
06/03/2012
CERTEZAS PROVISORIAS
* É UMA ESTRELA DO MAR.
* ELA TEM FURO EM BAIXO.
* O FURO É A BOCA.
* DENTRO DO FURO TEM DENTES.
* NA PARTE DE CIMA NO CENTRO FORMA UMA FLOR.
* QUANDO ELA SAI DA ÁGUA MORRE.
* VIVA É DURA, QUANDO MORRE FICA MOLE.
* ELA DORME NAS PEDRAS E DE FORMA CONCAVA.
* VIVA E MORTA É DURA.
* O FORMATO É DE ÁGUA VIVA.
* ELA TEM QUE TER PONTAS.
* ELA NÃO TEM BRAÇOS.
DUVIDAS TEMPORARIAS
* ELA TEM BOCA?
* COMO ELA SE ALIMENTA?
* PARA QUE AS LINHAS EM BAIXO DO CORPO?
* PORQUE AS PEQUENAS ABERTURAS NO CORPO?
* PORQUE NO MAR ELA É ALARANJADA?
* ONDE SÃO OS BRAÇOS?
* COMO SE MOVIMENTA SEM BRAÇOS?
* DO QUE ELA SE ALIMENTA?
* PORQUE OS OUTROS SERES COMERAM SOMENTE OS BRAÇOS?
* COMO ELA SOBREVIVE SE FORAM ARRANCADOS OS BRAÇOS?
* PORQUE É REDONDA E NÃO PONTUDA COMO UMA ESTRELA?
Atividades realizadas
- Discussão inicial Ela tem boca? Onde são os braços? Porque as pequenas aberturas no corpo?...
- Conversas informais sobre as Bolachas da Praia e as Estrelas do Mar;
- Nomear cenas de livros, contando a história do ser vivo em estudo;
- Construir pequenos textos coletivos;
- Recitar pequenos versos relacionados ao ser vivo em estudos;
- Pesquisas em sites da internet e livros.
- Observação através de uma lupa dos pequenos detalhes.
- Pesquisa sobre a espécie em estudo.
- Atividades escritas com o tema Bolacha da Praia.
- Leitura de histórias e textos referente ao tema.
- Texto “Estrelas do Mar”.
- Pintura da Bolacha da Praia e da Estrela do Mar.
Avaliação
A realização deste projeto foi de grande importância para a aprendizagem dos alunos,
concluíram que podem e devem preservar as lindas Bolachas da Praia, que embelezam e contribuem para a preservação do Meio Ambiente.
Fontes:
http://lelaorca.blogspot.com.br/2010/07/bolacha-da-praia.html
http://dialogos6c.blogspot.com/
http://blogosferagg.blogspot.com/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-equinodermata/bolacha-da-praia.php
http://www.vivaterra.org.br/
http://www.infoescola.com/biologia/filo-echinodermata-equinodermos/
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=pavCzeNi4i4
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