segunda-feira, 3 de junho de 2013

A FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR

PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL        

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Roteiro para elaboração do Plano de Trabalho com Projetos Utilizando Gêneros Textuais.
1. Identificação:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer
Professor(es): Solange Voltolini
Turma(s): 2º ano matutino
Período de realização: 08 a 19 de abril

2. Tema


          Escolhidos pelos alunos
 
          Definido pelo professor/turma

Qual tema: A Familia no Ambiente Escolar
Subtemas: Família – Escola – Criança


3. Apresentação
      O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar são importantes, para o desempenho da criança em sua vida escolar. Faz-se necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

4. Objetivo Geral
      Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

5. Objetivos específicos
* Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo.
* Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar.
* Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família.
* Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola).
* Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.

6. Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa

* Roda de conversa, depoimentos e relatos.
* Texto (Reconto da historia)
* Leitura compartilhada
* Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência
* Leitura e interpretação textual.

Matemática

* Grafico

História e Geografia

* Certidão de nascimento
* Arvore genealógica.
* Comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família.
* Localização no mapa da cidade de nascimento
* Tipos de moradias.

Ciências

* Texto informativo
* Trabalho de campo

Artes

* Vídeo da família
* Desenhar no  Kolour Paint




7. Parceiros envolvidos no projeto
Professora regente Solange, professora Marlete (2º 02) a bibliotecária Marilse, professora Helena articuladora do TIC e monitoras do laboratório de informatica.

8. Plano de ações

Ação 1
Descrição: Roda de conversa (historia nome – nome dos pais/avós maternos e paternos – cidade em que nasceu)
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 2
Descrição: Destacar na cópia da certidão de nascimento seu nome – nome dos pais/avós maternos e paternos – cidade em que nasceu
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 3
Descrição: Localizar no mapa pintando a cidade em que nasceu.
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 4
Descrição: Gráfico das cidades em que cada um nasceu
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 5
Descrição: Leitura compartilhada “O livro da família” de Parr Todd
Tempo previsto: 1 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 6
Descrição: Reconto em dupla da história “O livro da família”
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 7
Descrição: Completar a árvore genealógica
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 8
Descrição: Fotos da família para mural
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 9
Descrição: Pesquisar, e fazer recorte de Tipos de moradias
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 10
Descrição: Assistir ao vídeo “ Conheça a família do futuro” (Dirigido por Stephen J. Anderson).
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 11
Descrição: Leitura e interpretação de textos (Família e A neta da dona Zeli)
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 12
Descrição: No laboratório de Informática os alunos ilustrarão a história no Kolour Paint. Cada um receberá uma parte da história para desenhar, conforme a configuração das famílias.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Professora regente, monitoras do laboratório de informatica.

Ação 13
Descrição: Discussão no grupo sobre palavrinhas mágica que ajudam na convivência em grupo (mural)
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 14
Descrição: Texto informativo (Minha escola e seus arredores págs 104 a 106 – livro didático ciências Asas para Voar – 2013), (As moradias são diferentes págs 18 a 24, 29 e 30 – livro didático geografia A Escola é Nossa – 2013)
Tempo previsto: 2 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

Ação 15
Descrição: Trabalho de campo no pátio da escola – pág 105 livro didático.
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Professora regente

9. Tempo total de realização do projeto
     08 a 19 de abril

10. Material e suporte necessários
* Recurso humano
* Computador
* Livros/revistas
* Xérox
* Maquina fotográfica
* Mapa
* Data show

11. Produto final:
* Exposição do trabalho para as demais turmas com registro fotografico.
* Slide dos desenhos da historia “O livro da família”
* Postagem no blog da professora e na pagina da escola.

12. Instrumento(s) e critérios de avaliação
Os alunos serão avaliados pela forma criativa que realizarem as atividades propostas, durante todo o processo. Será observado também o crescimento pelas trocas e interações de cada aluno.

 

















Um comentário: