quarta-feira, 2 de setembro de 2009

LEGO EDUCACIONAL (ROBÓTICA)

A Metodologia LEGO® ZOOM possibilita o desenvolvimento da criatividade, das relações entre as pessoas, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, permitindo ao professor praticar ações que desenvolvam nos alunos motivação, memória, linguagem, atenção, percepção, emoção,... Essa metodologia inovadora contempla quatro fases: Contextualizar, Construir, Analisar e Continuar.

Contextualizar
Na fase Contextualizar, estabelece-se uma conexão dos conhecimentos prévios, que o aluno possui, com os novos e insere-se uma atividade prática, podendo ser uma situação-problema relacionada com o mundo real.
Construir
Na fase Construir, os alunos farão montagens relacionadas com a situação-problema proposta pela contextualização, ocorrendo nesse momento uma constante interação mente/mãos. O processo de construção física de modelos proporcionará um ambiente de aprendizagem fértil para o processo de mediação a ser realizado pelo professor, que negociará conflitos, ouvirá diferentes idéias e opiniões dos grupos para os mesmos problemas propostos e orientará quanto ao uso racional e efetivo da tecnologia.

Continuar
Na fase Continuar, os alunos exercem o desejo natural que todo ser humano tem de aprender e conhecer coisas. É proposto um novo desafio, estreitamente relacionado com o tema, estimulando os alunos a entrar em uma espiral de aprendizagem, na qual – a cada nível superior – valorizam-se os conhecimentos prévios, equilibrando assim a relação habilidades/desafios.
Analisar
Na fase Analisar, os alunos pensam sobre como as coisas funcionam, experimentando, observando, analisando, corrigindo possíveis erros e validando, assim, o projeto.
Trabalho em equipe
O projeto é aplicado por meio do trabalho em equipe, no qual cada componente tem uma função:

ORGANIZADOR é o responsável pela maleta de tecnologia. Ele coordena a contagem das peças no início e fim do trabalho e registra o trabalho em relatórios, com informações do projeto.

CONSTRUTOR é o responsável pela coordenação das montagens e pela organização de seus companheiros, para que eles participem.

RELATOR faz o relatório da equipe sobre a experimentação das montagens, desenha o projeto e registra tudo o que acontece.

APRESENTADOR apresenta para a classe a montagem pronta, como funciona, para que serve e a opinião da equipe.

As funções são trocadas a cada atividade, com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente todas elas.

Processo de avaliação
Em cada uma das atividades propostas pela LEGO® ZOOM busca-se desenvolver competências nos alunos. Portanto, o processo de avaliação é contínuo e cumulativo, considerando as fases de desenvolvimento da atividade e o trabalho em equipe para se chegar a um resultado, e não apenas o resultado que o professor tem em mente. Os temas LEGO® ZOOM foram desenvolvidos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário