terça-feira, 9 de junho de 2009

Projeto: Os animais



Duração: abril a junho


Turma: 2º ano


Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo, visita de estudos ao Jardim Zoológico de Pomerode SC. A princípio será trabalhado um animal que for do interesse do grupo, que se destacará na visita de estudos ao Jardim Zoológico. A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados. Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo. Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Objetivos:
* Definir de diversos animais suas principais características e risco de extinção;
* Diferenciar vertebrados e invertebrados;
* Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos...);
* Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização;
* Comparar diversos tipos de animais através da observação;
* Identificar: domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução.
Procedimentos:
* Pesquisar a história do animal do interesse do grupo;
* Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
* Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
* Classificar animais;
* Desenvolver atividades lúdicas;
* Desenvolver atividades matemáticas;
* Comparar pesos e medidas;
* Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
* Associar escrita de nomes , letras e textos;
* Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
* Visitar um Zoológico.
Atividades:
* Dinâmicas de grupo;
* Pesquisas;
* Leituras informativas;
* Jogos diversos;
* Quebra cabeça;
* Atividades matemáticas;
* Desenhos dirigidos e espontâneos;
* Recorte e colagem;
* Observações;
* Cruzadinha;
* Caça palavras;
* Produção de texto;
* Dobraduras(origami);
* Músicas;
* Poesias;
* Liga pontos;
* Pinturas;
* Listagens;
* Dramatizações;
* Leituras diversas;
* Visita de estudos relacionado ao tema;
* Escrita espontânea;
* Mímicas;
* Fábulas, contos, histórias;
* Ditado diagnóstico.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Considera-se alguns instrumentos de avaliação:
* Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
* Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
* Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
* Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.








O MICO LEÃO DA CARA DOURADA

FOI O ANIMAL, QUE SE DESTACOU

NO INTERESSE DO GRUPO.






















































































































2 comentários:

  1. Olá,

    Visitando seu blog, consegui visualiazar dois ótimos trabalhos. O da reciclagem e o do Projeto dos Animais, onde já tens as fotos da visita ao zoológico de Pomerode. Fico no aguardo de mais postagens referentes os seus trabalhos.

    Estás de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá SÔ que legal ficou seu projeto postado com as várias fotos. Adorei

    ResponderExcluir