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PREFEITURA DE JARAGUÁ
DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
FUNDAMENTAL
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Plano de Trabalho com Projetos -
Professor
Roteiro
para elaboração do Plano de Trabalho com Projetos utilizando gêneros textuais.
1. Identificação:
Escola Municipal de Ensino
Fundamental: Alberto Bauer e Guilherme Hanemann
Professoras: Margalise Towe
Kneubiüher 2º 03
Marlete Feder 2º 02
Solange Demarchi
Voltolini 2º 01
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2. Tema
Qual tema: Plantas/ervas Medicinais.
Subtemas: A sua importância
para a saúde.
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3.
Apresentação
Este projeto vem resgatar o uso de remédios alternativos e naturais,
no desejo de poder auxiliar a comunidade local no tratamento e prevenção de
doenças mais comuns e de menor gravidade, possibilitando assim um acesso
alternativo a cura pelo poder das plantas medicinais. Muitos estudos científicos suportam e
confirmam a eficácia e a segurança do uso terapêutico de determinadas plantas
medicinais. Sua eficiência terapêutica e a toxicologia ou segurança do uso,
dentre outros aspectos, estão cientificamente aprovadas a serem utilizadas
pela população nas suas necessidades básicas de saúde, em função da
facilidade de acesso, do baixo custo e da compatibilidade cultural com as
tradições populares, entretanto deve haver uma maior preocupação no sentido
de auxiliar quanto ao modo correto de uso e alertar quanto à toxidez de
algumas espécies[A1] , As pessoas interagem
constantemente com uma diversidade de textos produzidos pela sociedade.
Assim, diante dessa diversidade, escolheu-se incluir neste trabalho o estudo
de alguns gêneros textuais. O aprendizado da Língua Portuguesa constrói-se
por meio de textos, sejam eles escritos ou orais, caracterizados como gêneros
textuais que cumprem papel fundamental na construção dos textos falados ou
escritos. Cada contexto ou situação diferente de comunicação determina um
gênero.
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4.
Objetivo Geral
Oportunizar ações, complementares as
atividades curriculares escolares, que possibilitem aos educadores, alunos,
seus familiares e a comunidade onde estão inseridos a construírem
coletivamente uma alternativa de utilização de remédios naturais com o
cultivo de plantas medicinais[A2] . Identificar
alguns gêneros textuais usados no dia a dia e compreender suas
características centrais. Estimular o aluno a produzir diferentes gêneros
textuais reconhecendo a expressão escrita como forma de comunicação, bem como
desenvolver habilidades que o capacitarão a escrever adequadamente.
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5. Objetivos específicos
* Oportunizar aos alunos a aprendizagem ao
cultivo de plantas utilizadas como remédios;
* Conscientizar da importância de estar
utilizando um medicamento natural;
* Descobrir quais os benefícios de algumas plantas
medicinais para a nossa saúde;
* Conhecer
a importância do uso das plantas medicinais;
* Conhecer as propriedades medicinais de diferentes
plantas;
* Identificar as principais plantas medicinais
utilizadas no Brasil;
* Trabalhar
a receita de chás preparados com plantas medicinais;
* Montar
com a turma um livrinho sobre as plantas utilizadas pelos familiares;
* Interpretar
informações em gráfico e tabela;
* Consultar gráficos para
responder a questões apresentadas;
* Construir tabela a partir
de levantamento de dados;
* Utilizar os recursos existentes no laboratório de
informática (TDIC) visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da
aula.
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6.
Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas
* Língua
Portuguesa ( lista, texto, parágrafo, folheto, dicionário, receita, literatura infantil
”Chá das dez”)
*
Matemática (gráfico, tabela, hora)
* História
(história dos chás)
*
Geografia (Localização da região de origem dos chás)
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7.
Parceiros envolvidos no projeto
Professoras: Margalise, Margarete,
Marlete, Solange.
Bibliotecárias: Lucilene e Marilse.
Orientadora: Tatiane.
Administrador: Alex
Aluno (a) auxiliar na informática: Vinicius
Serviços gerais: Sr. Pedro
Pais dos alunos.
Merendeiras.
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8. Plano
de ações
Ação 1
Fazer o espaço da “rodinha da conversa”
para motivar os alunos, colocando em uma caixa algumas ervas para estimular
os alunos a adivinharem o que tem dentro da caixa. Neste momento as crianças
registrarão em frases suas hipóteses do que há dentro da caixa.
Tempo previsto: 1 aula.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação 2
Após
questionar:
·
O
que tem dentro da caixa?
·
Quais
os nomes dessas ervas e plantas?
Neste momento listar em forma de
texto coletivo as certezas provisórias e dúvidas temporárias as informações
das crianças para verificação no término do projeto;
Tempo previsto: 1 aula.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação 3
Contação da história “Chá das dez” livro infantil do autor Celso Sisto.
Confeccionar relógios, utilizando CD.
Tempo previsto: 2 aula.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação 4
Após o diálogo informar aos alunos, que muitas plantas
e ervas são usadas no tratamento e prevenção de doenças ou dores, mas o seu
uso inadequado pode causar efeitos colaterais. A arte de curar através de
plantas é uma forma muito antiga de tratamento, que está fundamentada no
acúmulo de informações, através de sucessivas gerações. Há muitos séculos as
plantas vêm sendo consideradas fontes medicamentosas, empregadas em
preparações tradicionais de: chás, sucos, xaropes, cataplasmas, tinturas,
ungüentos...
Quem não ouviu falar no chazinho da vovó?
Tempo previsto: 1 aula.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação 5
Escolher com os alunos, uma planta da caixa levada para
a sala de aula e preparar um chá[A4] .
Após registrar a receita.
Tempo previsto: 2 aulas.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação
6
No Laboratório de Informática (TDIC) em dupla, pesquisar
e listar ervas medicinais destacando:
·
O
nome cientifico e popular;
·
Qual
a função medicinal;
Socializar com a turma o que aprendeu no decorrer da
pesquisa. Expor o material em forma de livro com ilustração de modo que:
alunos, funcionários e pais possam prestigiá-los e aprender mais sobre o assunto[A5] .
Tempo previsto: 3 aulas.
Profissionais
envolvidos: Professores
regentes das turmas, aluno (a)
auxiliar na informática.
Ação
7
Propor uma roda de conversa sobre
a lista feita por cada dupla. Logo após pedir que os alunos criem um gráfico
dos chás pesquisados. Fazer a Interpretação
do gráfico através de atividades. Construir uma tabela da votação dos
chás a serem degustados no decorrer da semana.
Tempo previsto: 3 aulas.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação
8
Dividir a turma em grupos, entregar um texto diferente para cada grupo
(Plantas medicinais - Fique atento - Hora da colheita - Normas gerais para a colheita – O que é planta
aromática). O texto deverá ser recortado em parágrafos
para que os mesmos possam montá-lo. Feita a montagem cada um dos grupos
deverá ler o texto em voz alta e explicar para os demais grupos quais são as
informações mais importantes trazidas pelo texto. Solicitar que os alunos,
durante a leitura inicial dos textos, grifem as palavras desconhecidas e
procurem o significado das mesmas no dicionário e registrem[A6] .
Tempo previsto: 2 aulas.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação
9
Com os nomes científicos
pesquisados anteriormente, construir uma tabela para o jogo da forca.
Como jogar:
Dividir os alunos em equipes e
escolher uma palavra da lista.
Desenrolar:
Cada equipe poderá dizer uma
letra que acredita fazer parte da palavra escolhida pela professora. A
professora irá verificar se a palavra que a equipe escolheu possui a letra.
Caso a letra escolhida pertença à palavra, a professora colocará a letra
sobre o risco correspondente à posição que a letra possui na palavra.
Recomenda-se a jogada da
mesma forma e vencerá o jogo a equipe que primeiro completar 3 pontos.
Tempo previsto: 1 aula.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação 10
Confeccionar
com os alunos um folheto informativo, com a gravura dos chás e suas
propriedades.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação
11
No espaço do laboratório de
informática (TDIC) exibir vídeos para obter um melhor aproveitamento do
conteúdo trabalhado nas aulas, assim ficarão mais informados sobre o tema.
Tempo previsto: 1 aula.
Profissionais
envolvidos: Professores
regentes das turmas, aluno (a)
auxiliar na informática.
Ação
12
Cada
aluno deverá trazer um recipiente (galão) de 5 litros para montarmos uma
horta medicinal com as ervas, de preferência as já listadas anteriormente.
Identificar o nome da erva medicinal, através de “placa de identificação”.
Tempo previsto: 1 aula.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas.
Ação
13
Pesquisar receitas do emprego
de ervas medicinais/aromáticas na culinária e montar um livro com as
receitas.
Tempo previsto: 3 aulas.
Profissionais envolvidos: Professores regentes das turmas,
pais.
Ação
14
Visitar
o site abaixo para obter informações sobre as plantas medicinais aprovadas
pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamenta o uso
das plantas e ervas medicinais e estabelece os limites máximos de dosagem
diária das plantas populares.
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/vida-saudavel/plantas-medicinais-sao-aprovadas-pela-anvisa-540141.shtml
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais
envolvidos: Professores
regentes das turmas, aluno (a)
auxiliar na informática.
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9. Tempo
total de realização do projeto: 10 dias letivos
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10.
Material e suporte necessários
* Recurso humano
* Computador
* Livros/revistas
* Xérox
* Maquina fotográfica
* Mapa
* Data show
* Galões 5L
* Capsulas
vazias
*
Descartáveis 2L
* Sementes
de chás
* Mudas de
ervas medicinais
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11.
Produto final:
O trabalho será divulgado na Seminário do PNAIC;
Postagem
no site da escola e no blog da professora Solange;
Servir chá no local do evento;
Na cápsula dicas de chás;
Mural de fotos
Produções
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É de suma importância observar se os alunos estão
participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los
no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os
momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram:
descobrir quais os benefícios de algumas plantas medicinais para a nossa
saúde; conhecer a importância do uso das plantas medicinais; trabalhar a
receita de chás preparados com plantas medicinais; montar com a turma um
livrinho das plantas utilizadas pelos familiares e utilizar os recursos
existentes no laboratório de informática (TDIC) para as pesquisas e resoluções das
atividades propostas. É também importante considerar as avaliações
individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades
realizadas.
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amei sua proposta. vou colocar em prática algumas experiências com minha turminha do maternalzinho.
ResponderExcluirbeijos.
Adorei ver que não sonhamos sozinhas. Montei um projeto tendo por base as narrativas sobre o uso de ervas na Amazônia. Amei seu trabalho e vou usar como referência no meu
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